O reforço teve início na segunda quinzena de abril e vai se estender até o final de junho.
Para combater a criminalidade na zona rural do município durante o período da colheita do café, a secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, ampliou os serviços da Patrulha Rural da Guarda Civil, nas regiões produtoras do grão em Linhares. O reforço teve início na segunda quinzena de abril e vai se estender até o final de junho.
O patrulhamento acontece diariamente, com duas viaturas e seis guardas civis, nas localidades de Povoação, Brejo Grande, Farias, Guaxe, Rio Quartel, Quartel de Cima e Bebedouro. São feitas, em média, 50 visitas por semana. Importante destacar que as demais localidades são atendidas pela Polícia Militar.
Para alertar os produtores e safristas, a secretaria de Segurança, em parceria com o Conselho de Segurança de Linhares (Consel), também confeccionou uma cartilha com várias dicas de segurança e comportamento seguro no campo. O material está sendo distribuído pelos agentes durante as visitas.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Coronel Jones da Silva Mattos, fala da importância da ação, bem como da aproximação dos agentes de segurança com as comunidades.
“O reforço do policiamento rural pela Guarda Civil Municipal no período da colheita, tem o objetivo de levar mais segurança aos proprietários rurais, comerciantes, moradores e também aos trabalhadores do campo. Os Agentes têm um trabalho de estreitamento na relação com os moradores do meio rural, além da promoção de visitas tranquilizadoras e orientadoras em propriedades e comércios, priorizando a troca de informações úteis, transmitindo, em especial, orientações de segurança para os produtores”, pontua o Coronel.
Os produtores podem acionar o serviço por meio do telefone 27- 3199- 1344.
Confira as dicas da cartilha produzida pela secretaria de Segurança, em parceria com o Consel:
Conheça os Guardas e Policiais da patrulha rural da sua região e mantenha sempre contato com eles;
Oriente os funcionários de confiança, familiares e vizinhos a não fornecerem informações sobre a rotina da propriedade a pessoas estranhas;
Evite armazenar sua produção em local vulnerável por grandes períodos de tempo;
Procure colher e transportar o mais rápido possível a produção para as cooperativas ou local seguro;
Faça o transporte da safra de preferência ao dia, evitando paradas em estradas e rodovias;
Evite ostentar, não comente sobre grandes vendas realizadas;
Invista em equipamentos eletrônicos que tenham a função de rastrear a sua produção;
Não crie grandes estoques de defensivos agrícolas. Isso pode despertar a atenção de infratores;
Pague seus funcionários preferencialmente por transferências eletrônicas;
Mantenha o controle de entrada e saída de trabalhadores. Esta é uma forma de demonstrar segurança;
Evite deixar máquinas agrícolas ou quaisquer objetos de valor visíveis na sua propriedade, procurando mantê-los sempre identificados e em locais trancados e seguros;
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: Rosimere Ronquette \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)