whatsapp-image-2024-02-09-at-16-36-31-3

Prefeitura de Jaguaré reúne autoridades para traçar planos de ação contra a Dengue

Prefeitura estabelece estratégias de combate ao mosquito aedes aegypti com participação das comunidades; autoridades públicas de Jaguaré estiveram reunidas na Secretaria Municipal de Saúde para traçar ações preventivas de combate ao mosquito; somente em 2024 já foram notificados 395 casos de dengue

Na luta contínua contra a propagação da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde convocou reunião na última quinta-feira, 08/02, em que estiveram presentes autoridades e especialistas para delinear estratégias de combate ao mosquito aedes aegypti, causados da dengue, zika e chikungunya.

O encontro, realizado na sede da Secretaria de Saúde, contou com a presença do vice-prefeito Elder Sossai, da secretária de Saúde Itatiane Lana Carvalho, do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, Valmir Cristo e, representando a Secretaria de Educação, Jardel Raab Duarte. A reunião também contou com gestores de saúde, epidemiologistas e agentes de endemias.

 

Desafios

Durante a reunião, foram discutidos os desafios enfrentados no combate à doença, bem como as lições aprendidas em campanhas anteriores. As autoridades compartilharam dados epidemiológicos atualizados e a evolução dos dados fornecendo uma base sólida para o planejamento de ações preventivas e ações estratégicas. Entre as medidas debatidas, destacam-se:

1. Campanhas de Conscientização: Serão intensificadas campanhas educativas em escolas, comunidades e meios de comunicação, visando sensibilizar a população sobre os riscos da dengue e as medidas preventivas necessárias;

2. Vigilância Epidemiológica: Será reforçado o monitoramento contínuo dos casos de dengue, permitindo uma resposta rápida e eficaz diante de surtos e epidemias.

3. Controle Vetorial: Estratégias de controle do vetor, incluindo a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, serão priorizadas em áreas identificadas como de alto risco.

Além disso, foi destacada a importância da participação da comunidade no combate à dengue incentivando ações proativas de prevenção em domicílios e espaços públicos. A secretária de Saúde Itatiane Lana Carvalho, ressaltou a importância de manter o foco neste momento tão delicado. “A dengue representa um desafio significativo para a saúde pública, mas estamos comprometidos em enfrentá-lo de maneira coordenada e determinada”, afirmou a secretária de Saúde.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)