WhatsApp-Image-2024-02-07-at-15.35.54-1024x682

Prefeitura de Colatina recebe novos representantes do conselho municipal de promoção e igualdade racial

A discussão de políticas públicas para promover a igualdade racial está em pauta na Prefeitura de Colatina. O prefeito Guerino Balestrassi recebeu na manhã desta quarta-feira, a visita dos novos membros do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial. Também estiveram no encontro representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado e da Secretaria Estadual das Mulheres.

O objetivo da reunião foi unir esforços que ampliem a participação social na promoção da igualdade racial em Colatina e no Estado, além de combater a discriminação racial e reduzir as desigualdades.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Colatina, Micheline dos Santos Sobrinho, destacou a importância do movimento na cidade. “O Conselho é um apoio para lutarmos mais ainda para uma igualdade para todos, não só para o povo negro mas sim para toda a população colatinense. A prioridade é que, junto com a administração, tenhamos um trabalho efetivo, que contemple e nos ajude a inserir os movimentos raciais, tendo o apoio já do prefeito e da atual administração, para conseguirmos dar andamento aos processos”, pontuou Micheline. A presidente também reforçou que as escolas do município já trabalham a inclusão durante todo o ano, e não apenas em novembro, quando é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. “Fazermos toda uma temática dentro da educação, principalmente voltada para a população negra e para os direitos que nós temos”, completou Micheline.

Para a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Espírito Santo, Edineia Conceição de Oliveira, conselhos municipais, como o de Colatina, são fundamentais para inserir no dia a dia da cidade o combate de forma efetiva a qualquer prática de segregação. “A gente fica muito feliz porque entende que é mais um órgão para discutir uma pauta tão importante. Tem que fazer este enfrentamento ao racismo, e só conseguimos fazer a partir do momento que abrimos a discussão para a sociedade. O Conselho de Colatina é o sexto a ser criado no Estado, e por isso a cidade e a sociedade civil colatinense estão de parabéns pela iniciativa. É importante para fortalecer as provocações, para que as políticas públicas aconteçam e para a fiscalização dessas políticas públicas também. Precisamos avançar muito ainda mas este passo aqui é muito importante”, finalizou.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ PMC)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)