A Campanha Maio Laranja é uma ação nacional, onde é lembrado pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O objetivo é mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, que as crianças e adolescentes merecem ter uma vida com garantia do direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, saudável e sem violência.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 204 milhões de crianças com menos de 18 anos, 9,6% sofrem exploração sexual, 22,9% são vítimas de abuso físico e 29,1% têm danos emocionais. Os dados mostram que, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Este número pode ser ainda maior, já que muitos casos não são denunciados.
AÇÃO NAS ESCOLAS
Desde o mês de março, a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Assistência, Trabalho e Cidadania está realizando ações com informações para alertar a população sobre o assunto. Em maio, a programação também se estende para as escolas municipais, CRAS, Estação Central e bairros.
PEDAL DA QUARTA “FAÇA BONITO”
No dia 15 de maio, às 18h, a turma do Pedal da Quarta fará um passeio ciclístico pela cidade. A concentração será em frente a lanchonete Bom Sabor, na Área Verde.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: clique aqui
18 DE MAIO
Dia 18, é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi escolhida para relembrar o crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Fique atento e em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie:
Disque 100
Conselho Tutelar Central – 3721-1466/ 99906-6531
Conselho Tutelar São Silvano – 3721-4655/99905-3453
Polícia Militar – 181
DPCAI Colatina (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Idoso: 3177-7120
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)