500496107-caixa-de-papelao

João Neiva: Prefeitura recolheu 242 toneladas de material para a coleta seletiva em 2023

De janeiro a dezembro do ano passado foram recolhidos 242 toneladas de materiais para a coleta seletiva em João Neiva. Mas a quantidade de rejeitos que se misturam ao material reciclável é alta. São 29,83 toneladas de lixo úmido misturado ao reciclável, correspondendo a 12% do total recolhido.

Além de tornar o ambiente mais insalubre para os trabalhadores do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos (CTJON), a mistura de material reciclável com o lixo úmido acaba contaminando os materiais e inviabilizando para a coleta seletiva. Os custos para o CTJON e a Prefeitura se tornam mais altos porque o trabalho de triagem acaba demorando mais.

“Infelizmente, ainda há muitas pessoas que jogam lixo úmido nos depósitos específicos para a coleta seletiva, como os Postos de Entrega Voluntária (PEV’s): Marmitas com restos de comida, animais mortos, cascas de legumes e frutas e outros rejeitos”, afirma o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Ambiente Sustentável (Semades) da Prefeitura de João Neiva Hugo Teixeira Francisco Alves.

Para acabar com esse problema é simples: a população deve descartar materiais orgânicos, como restos de comida e outros materiais não recicláveis para o caminhão da coleta do lixo comum. Já os materiais recicláveis, devem ser separados e recolhidos para a coleta seletiva, por meio do caminhão da coleta ou descartados diretamente pela população por meio dos Postos de Entrega Voluntária (PEV’s). Para saber quais materiais podem ser aproveitados pelo CTJON, clique neste link: bit.ly/3vSZLzf .

Ranking dos materiais mais triados – Papel, plástico e vidro, respectivamente, são os materiais mais descartados pela população e triados pelo CTJON. Após a triagem, os materiais são encaminhados para a indústria e reciclados. A natureza e a prefeitura saem ganhando. Para o meio ambiente, é menos material jogado em aterro sanitário e que demorariam séculos para se degradar. Para o município, significa economia de recursos: quanto menos material é levado para o aterro sanitário, mais a prefeitura economiza recursos públicos.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.:  Internet \\ Divulgação)