shutterstock_742659751

JN Sustentável: saiba os materiais aproveitados para a coleta seletiva de João Neiva

Participar da coleta seletiva é uma questão de cidadania. Você protege o meio ambiente, gera emprego e renda para várias famílias e economia para o município.

Ah, e você sabia que ao separar o lixo de forma adequada pode evitar enchentes? Pois o resíduo é descartado de forma correta. Ou seja, todo ganham! A natureza, a sociedade e você!

De acordo com o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) da Prefeitura de João Neiva Hugo Teixeira Alves, a coleta seletiva deve participar do dia a dia das pessoas: “Fazer o descarte correto dos resíduos sólidos é uma forma de proteger a natureza e também auxilia na nossa qualidade de vida”.

Mas você sabe o que pode ser reciclado? Conheça os resíduos recicláveis e não recicláveis para o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de João Neiva (CTJON):

 

Reciclável:

Papelão, caderno, livros, folhas impressas, embalagens de papel, cupom fiscal, sacola de pão, embalagens de arroz e outros alimentos, saco de ração, lona preta, brinquedos, utensílios de cozinha, baldes, bacias, ventilador, cadeiras e mesas plásticas, chuveiro, tanquinho de lavar roupa vasos de planta, cadeirinha de carro, para-choque de automóvel, garrafas pets, plásticos em geral, caixa de cerveja, bombonas, forro PVC, cano de água, plástico transparente de embalagens de bolo e de caixa de ovo, caixinha de leite, isopor, vidros, materiais com matéria-prima do ferro ou alumínio (barras, hastes, peças de carro, motores, geladeira, fogão, micro-ondas, latinhas, desodorante aerossol), raio x, sacaria de trigo, baterias de carro e celular, eletrônicos em geral, fios de energia, sacola de supermercado, pente de ovos e TV de tubo.

O que não é reciclável:

Saco de cimento e de construção civil em geral, embalagem plástica metalizada (de biscoitos, café, salgadinhos), caneta e lápis, botinas, sapatos e roupas, pilhas, cartela de comprimidos e vidros de remédio, madeira, fios de internet e telefone, banner, plástico de piscina e lona, bandejas de isopor e copo de açaí, pratinho descartável, espelho, para-brisa de automóvel, borracha, pneus e copinho descartável de papel.

DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Priscila Moreschi \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)