colatina

Colatina terá ações no mês de conscientização do autismo

Ao longo do mês de abril, diversas ações de conscientização sobre autismo vão acontecer em Colatina. Na terça-feira (02), a partir das 18h, vai acontecer a abertura oficial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Colatina). A iniciativa promove a conscientização, compreensão e acolhimento aos autistas, garantindo igualdade, respeito e cidadania.

PROGRAMAÇÃO

As atividades começam no dia 2 de abril, às 18h com uma palestra sobre o Plano de Ensino Individual (PEI). O público-alvo são professores, estudantes, diretores, pais e famílias. No dia 10, acontecerá a Mesa Redonda Autismo, com o tema “Direito à Diferença”- Os direitos da pessoa autista e da família.

Já no dia 13, a ação de conscientização e sensibilização vai acontecer no Calçadão Geraldo Pereira, com a participação de todos os parceiros.

No dia 23, a partir das 18h, acontecerá a Rodada da Saúde, com o tema “Do diagnóstico à Intervenção”. O encerramento acontecerá no dia 27 de abril, a partir das 17h, na Avenida Senador Moacyr Dalla, com contação de história “A diferença que nos une”, além de standes com a participação de parceiros.

ASSISTÊNCIA

A gestão municipal avançou e implantou diversas políticas públicas voltadas aos alunos com autismo, como a criação das Salas Sensoriais, que tem o objetivo de estimular os movimentos e ajudar na coordenação motora das crianças para realizar tarefas simples e necessárias no dia a dia.

Os alunos de 12 Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim) estão tendo acesso ao projeto das Salas Sensoriais, um espaço pedagógico voltado para o público de educação especial, que apresentam dificuldades motoras e de aprendizagem, entre elas, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual e altas habilidades.

O atendimento aos alunos nas Salas Sensoriais hoje é feito a mais de 180 alunos com laudos. O atendimento nas Salas funciona com o planejamento das atividades pela professora de sala de aula, um estagiário com orientação da supervisora do Centro e de uma equipe especializada, que faz todo o acompanhamento do trabalho, e sempre mantendo um diálogo permanente com as famílias dos alunos.

Além disso, a Semed fez uma parceria com o Lions Clube de Colatina para montar salas novas e reestruturar as existentes. Já contam com este sistema os Centros Anjo da Guarda (Bela Vista), Marcelo Corrêa (Centro), Profª Evanilda Pimenta Barbosa (Bela Vista), Tereza Maria Rodrigues (Ayrton Senna) e Nossa Senhora Aparecida (Aparecida). Serão reestruturadas brevemente o Villa Treviso, Pernalonga e Zita Botelho de Almeida.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)