colatina

Colatina: Sábado tem vacinação contra a gripe e dengue em Colatina

Sábado é “Dia D” de vacinação contra a gripe e a dengue, em Colatina. A vacinação vai acontecer das 8 às 12 horas, em três locais situados em regiões diferentes da cidade, para facilitar para os moradores, e para que também seja alcançado um maior número possível de pessoas. Além da Estação Central, as aplicações também serão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São Silvano e Ayrton Senna.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a distribuição de senhas será até as 11 horas.  A vacinação contra a gripe deve ser anual, por ela ser a forma mais segura e eficaz, devido às constantes mudanças do vírus influenza, que exigem um monitoramento global e frequente e reformulação da vacina, prevenindo contra o surgimento de complicações e evitando casos graves e óbitos.

QUEM PODE VACINAR CONTRA A GRIPE:

▶Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de
idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
▶ Trabalhador da Saúde;
▶ Professores do ensino básico e superior;
▶ Idosos com 60 anos ou mais de idade;
▶ Pessoas em situação de rua;
▶ Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
▶ Profissionais das Forças Armadas;
▶ Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis
e outras condições clínicas especiais.
▶ Gestantes e Puérperas;
▶ Povos indígenas e Quilombolas

 

DENGUE

A vacinação contra a dengue será voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, por eles concentrarem a maior proporção de hospitalização pela doença. As crianças e os adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis, e também levar documento com foto e cartão de vacina.

O Brasil já registrou mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. É o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública, entrando no Calendário Nacional de Vacinação. A vacina tem o esquema composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

QUEM PODE VACINAR CONTRA A DENGUE

Crianças e adolescentes de 10 a 14 aos de idade. Os pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)