Feed-Previne-Brasil-1024x1024

Colatina no topo do Programa Previne Brasil

O mês de fevereiro já começou com boas notícias para o município de Colatina. A cidade é destaque na área da saúde e alcançou o 3º lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes no Estado. A avaliação é realizada a cada quatro meses pelo Ministério da Saúde (MS), onde o desempenho dos municípios do Brasil na Atenção Primária é avaliado.

O município alcançou a nota 7.96 referente ao terceiro quadrimestre de 2023. Entre os municípios capixabas, Colatina foi o que mais avançou no Programa Previne Brasil.

O desempenho das cidades é avaliado com base em, pelo menos, sete indicadores, que compreendem a Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).

O secretário de Saúde, Michel Barth destaca que foram fundamentais a recomposição de todas as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF), investimentos em tecnologia, implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, melhoria dos processos de trabalho e a reestruturação da rede de Atenção à Saúde.

“A nota avalia a qualidade com que a saúde está chegando até a população. É o resultado do trabalho de todas as equipes de estratégia de saúde da família, saúde bucal, imunização e de todos os trabalhadores da saúde de Colatina. Vamos continuar trabalhando para ofertar uma saúde de qualidade a toda população”, frisou Barth.

 

PREVINE BRASIL

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais.

O objetivo deste programa é promover uma grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.

Em especial, temos o pagamento por desempenho que é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (ESF/APS).

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Redação PMC \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: PMC \\ Divulgação)