Design sem nome (3)

Colatina é vencedora do prêmio Band Cidades Excelentes em duas categorias

Em reconhecimento às boas práticas de gestão pública, o município de Colatina foi vencedor em duas categorias, “Sáude e Bem-estar ” e “Sustentabilidade”, na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A premiação, anunciada em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 19, na capital Vitória, é considerada o Oscar da Gestão Pública.

O prêmio foi recebido pelo prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi, que esteve na solenidade acompanhado pelo secretariado municipal e outras autoridades. “Receber estes dois prêmios, figurar entre as cidades finalistas em quatro categorias e ficar entre as três melhores do Estado na classificação geral é motivo de muito orgulho. São troféus que divido com todos os nossos servidores, que desde 2021 desempenham um papel de excelência na gestão. E as duas categorias que vencemos, ‘Saúde’ e ‘Sustentabilidade’, são elos importantes da gestão. Somos o município que mais evoluiu no indicador do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os serviços da Atenção Primária de Saúde. Além de termos evoluído positivamente na organização da cidade, com planejamento urbano, crescimento sustentável, habitação digna e políticas públicas de preservação ao meio ambiente. Muito obrigado ao Instituto Áquila, ao grupo Sá Cavalcante, à TV Capixaba e à Band por esta premiação”, afirmou Balestrassi.

Este ano a premiação ganhou edição especial para avaliar as cidades que mais evoluíram no ciclo de gestão 2021-2024. Foi a primeira vez que o estudo foi elaborado com base no mandato completo dos prefeitos.

Colatina é o município que recebeu mais indicações, totalizando quatro categorias. A cidade concorreu nos Pilares Educação, Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade, além do prêmio principal de Cidade Excelente. Ao todo, 31 dos 79 municípios capixabas foram finalistas na etapa estadual da premiação.

 

Avaliação

A premiação é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes / Rede Capixaba de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. Tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

Na edição de 2024 foram avaliados mais de 70 indicadores a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data para reunir as informações públicas mais atualizadas.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)