A Lei Complementar n°195, de 8 de julho de 2022, é conhecida popularmente como Lei Paulo Gustavo, uma homenagem ao artista de mesmo nome que morreu em 2021 vítima da Covid-19. A referida lei prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a Estados, Municípios e ao Distrito Federal. A criação desta Lei teve como principal motivação a crise econômica vivida pelo setor cultural como consequência do contexto de pandemia e visa, sobretudo, a aplicação em ações emergenciais que objetivem combater e minimizar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural do audiovisual e demais áreas da cultura.
Para o município de Aracruz foi destinado o valor de R$ 887.067,98. Os recursos destinados ao município de Aracruz, conforme foi definido pela lei, poderão ser aplicados nas seguintes áreas:
Audiovisual
a) Apoio a produção de obras audiovisuais, de curta-metragem e/ou videoclipe e desenvolvimento de roteiro;
b) Apoio à realização de ação de Salas de Cinema Comercial, Cinema Itinerante ou de Rua;
c) Apoio à realização de ação de Formação e/ou evento Audiovisual ou de Apoio a Cineclubes.
Demais áreas
a) Artes Plásticas: (escultura, cerâmica, luthieria, marcenaria, outros);
b) Artes Literárias: (conto, romance, epopeia, poesia lírica, outros);
c) Pontos de Leitura: Bibliotecas comunitárias, outros;
d) Cultura Urbana: (batalha de Rimas, Slams e Saraus);
e) Projetos livres propostos por coletivos;
f) Contação de história;
g) Associações de artesanato;
h) Artesãos individuais.
O município de Aracruz realizou debates junto ao Conselho Municipal de Cultura, oitivas e escutas públicas sobre a Lei Paulo Gustavo, em formato digital, com a participação da sociedade civil.
Toda a classe artística local foi convidada, a fim de contribuir com sugestões e construir uma proposta conjunta para elaboração dos editais que definiram as regras para a aplicação dos benefícios da Lei Paulo Gustavo no município.
O DECRETO N.º 45.336, que regulamenta a Lei Paulo Gustavo foi publicada no Diário Oficial do Município, no dia 14 de novembro de 2023.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Secom \\ Divulgação)