ara

Aracruz: Estudantes da Rede Municipal de Ensino recebem kits personalizados

A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz, em parceria com a empresa Sicredi, promoveu nesta segunda-feira (1) e terça-feira (2), nas EMEF´s Ezequiel Fraga Rocha e Santa Cruz, respectivamente, uma cerimônia de entrega de kits com materiais aos estudantes assistidos pelo Programa Cooperativas Escolares. Na ocasião, eles receberam camisas da cooperativa e crachás, que serão usados nesta quarta-feira (3), durante o desfile cívico cultural.

Participaram da cerimônia a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, a Coordenadora do programa, Giucirlene de Bortoli, além dos representantes do Sicredi, o Analista de Relacionamento, Jailson Badiani, a Assessora Pedagógica, Cristiani Portes e o Gerente da Agência em Aracruz, Rodrigo Santos Costas.

As EMEF´s Ezequiel Fraga Rocha e Santa Cruz foram as duas escolas pilotos escolhidas para dar inícios às atividades do programa, atendendo aproximadamente 42 estudantes do 6º ao 9º diretamente, o que fez de Aracruz o primeiro município no estado a receber o Cooperativa Escolares. Os professores orientadores também passaram por uma capacitação quanto às prerrogativas, além de receberem os materiais pedagógicos.

Nas camisas do Ezequiel foram estampadas os dizeres “Cooperativa Voluntários Estudantis do Ezequiel – VOL – ESTEZE – , e nas de Santa Cruz, “União Cooperativa de Santa Cruz – UNICOOP – STC -, sendo que a arte da logo também foi criada pelos próprios alunos, assim como adesivos, além de uma rede social que está em desenvolvimento.

“Estamos aqui junto ao Sicredi, primeiramente, para dizer que vocês são nota dez. Estamos diante de estudantes que estão fazendo a diferença. Todos estão aprendendo coisas novas, trabalhando em grupo e em equipe, e o primeiro avanço aconteceu quando vocês disseram sim para participarem desse trabalho tão importante e de sucesso, que permite pensar ações para a escola, para o bairro e até mesmo para nossa cidade”, destacou Jenilza Spinassé.

O diretor da Emef Ezequiel, Ricardo Oliveira, lembrou de quando lhe foi oferecida esta oportunidade, o que permitiu resgatar ações similares a trabalhos já desenvolvidos na escola. “Fiquei muito feliz quando fomos procurados para trazer essas ações, o que nos permitiu resgatar, por exemplo, trabalhos que eram desenvolvidos no grêmio estudantil, quando alunos se tornavam protagonistas. Eu acredito no potencial de cada um, e fiquei encantado com o comprometimento e comportamento exemplar”, pontuou.

Os estudantes trabalharam com metodologias ativas e diversos valores, como liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão. Eles também estão participando de um jogo, que vem sendo desenvolvido em quatro fases, uma por semestre, com várias “missões”, e após dois anos, o programa será materializado com a fundação de uma cooperativa escolar.

“Posso afirmar que percebi uma grande mudança no comportamento dos meus alunos, assim como a cooperação entre eles. Foi fácil ver como eles quiseram aprender com o que foi proposto, pois como se trata de coisas novas, eles mostraram muita curiosidade, o que trouxe retorno. Estão todos de parabéns”, disse a diretora da Emef Santa Cruz, Lucineia de Fátima Polonini.

Encerrando a cerimônia, o Gerente da Agência Sicredi em Aracruz, Rodrigo Santos Costas, agradeceu a participação e empenho das escolas, destacando o quão gratificante está sendo esta parceria. “Queria parabenizar e agradecer todos os professores, diretores e estudantes envolvidos. Está sendo muito gratificante participar dessas ações junto a vocês, sendo que Aracruz foi o primeiro município no Espírito Santo onde implementamos as Cooperativas Escolares. Temos certeza que todos nós estamos fazendo parte de uma história muito bacana, pois o que está sendo implementado aqui, seguirá para outras gerações. Assim como o Sicredi tem 120 anos no mercado, vocês estão dando um pontapé inicial muito grandioso, pois irão se desenvolver muito, aprendendo trabalho e habilidades novas na vida”, finalizou.

A próxima escola a receber o programa será a EMEF Placidino Passos. A implantação se iniciará ainda neste primeiro semestre com reuniões com a direção da escola, para posteriormente ser escolhido o espaço onde acontecerão as ações, além da formação dos professores.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\Renato Lana de Faria)

(FT.\CRÉD.: Secom \\ Divulgação)